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Mindfulness, o que é?

Encontradas em diversas tradições culturais e filosóficas, o conceito e as práticas de Mindfulness (“Atenção Plena”) têm sido cada vez mais integradas no ocidente como práticas para redução do estresse, ansiedade, dores crônicas e recaídas de depressão.
Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, onde a mente está presente à experiência do momento, livre de julgamentos ou críticas.
O estado mental de mindfulness é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção (“piloto automático”) e na reatividade excessiva em situações do cotidiano.

Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.

Através de práticas meditativas e exercícios baseados na atenção plena é possível desenvolver esse estado mindful. A respiração, sensações corporais e movimentos corporais são bases para esse desenvolvimento.

As práticas são simples e de fácil aplicação no dia a dia, acessível para todos aqueles que queiram aprender.

Por que estar no momento presente?
Não estar presente no momento presente ou estar frequentemente devaneando sobre questões passadas e especialmente sobre questões futuras pode causar grande dispêndio de energia e gerar sintomas de ansiedade.

“Experimentar a vida acontecendo, sem julgamentos, é o mais sincero dos presentes que você poder dar a si mesmo”.

Com amor,
Cláudia Sato

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