Vida e Carreira
20 de março de 2018
Benefícios do Chá Verde para a Saúde
10 de maio de 2018
Exibir tudo

Mindfulness: Saiba os benefícios e como praticar

A meditação está cada vez mais popular no Brasil e a prática meditativa diária já tem benefícios comprovados pela ciência, sendo recomendada pelos médicos. O Mindfulness, ou atenção plena, segue o mesmo princípio da meditação, mas possibilita que o praticante desenvolva a técnica durante as suas atividades e, não somente, em períodos de relaxamento total.

Por isso, o Mindfulness é também um estado mental, em que é possível estar presente e atento às suas atividades, sem distrações e, consequentemente, sem pensar em fatos passados ou futuros.

 

COMO PRATICAR O MINDFULNESS?
O primeiro passo para desenvolver a prática é focar a energia somente naquilo que está ao seu alcance. Ou seja, evitar reclamar de situações como a chuva ou o aborrecimento de outra pessoa. Uma dica é quando perceber que vai se queixar de algo, orientar a sua atenção para a sua respiração, postura ou para as suas ações.
Em seguida, o praticante deve focar sua atenção em suas atividades presentes, percebendo todas as sensações, por exemplo, ao tomar banho, lavar louça, dirigir, ou seja, não fazer essas tarefas no modo automático, mas voltando a atenção para tudo que faz.
O processo é lento, mas, aos poucos, vai perceber uma mudança no comportamento.

 

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS
O estado de Mindfulness está associado a uma série de benefícios para a saúde, com melhora dos quadros de depressão, transtornos de ansiedade, estresse, dores crônicas, transtornos mentais, hipertensão e diabetes.
Além disso, estudos neurobiológicos confirmam que a prática da atenção plena modifica, positivamente, a atividade mental e pode alterar o cérebro, especialmente, o córtex pré-frontal, causando alterações morfológicas duradouras. Há evidências de que essas mudanças cerebrais afetam a memória e concentração de pessoas que praticam Mindfulness.

Veja outros benefícios ao praticante do MINDFULNESS:

 

– ACALMA: ao praticar o Mindfulness, a pessoa percebe emoções exageradas e sentimentos negativos em suas relações.

– AUMENTA A CRIATIVIDADE: com a mente desobstruída, as ideias e as soluções parecem ocorrer com mais facilidade.

 

– REDUZ O RISCO DE RECAÍDA EM CASO DE DEPRESSÃO: o Mindfulness é muito importante para ajudar pessoas que sofrem de surtos recorrentes de depressão a não terem recaídas, já que evita o pensamento constante no passado.

 

– MELHORA A EMPATIA: o Mindfulness pode aumentar a atividade da ínsula, uma área do cérebro envolvida no sentimento de empatia, que ajuda a compreender como a outra pessoa se sente, além de ser capaz de ver o mundo através dos olhos dessa pessoa. Trata-se de uma aptidão importantíssima, tanto nas nossas relações humanas mais íntimas como no local de trabalho. A ínsula também desempenha um papel nos sentimentos de amor, o que poderá explicar por que razão as pessoas que praticam mindfulness sentem uma maior sensação de ligação e de cordialidade com os outros. Uma maior atividade desta importantíssima estrutura cerebral também aumenta a sua autoconsciência, o que poderá ajudá-lo a desenvolver e a manter a presença de espírito num mundo altamente movimentado e socializado.

 

LUGAR PLENO
O Lugar Pleno oferece treinamentos em Mindfulness, além de oferecer espaços para profissionais que queiram aplicar a prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X