Mindfulness: Saiba os benefícios e como praticar
19 de abril de 2018
Como o yoga pode aliviar a ansiedade
16 de maio de 2018
Exibir tudo

Benefícios do Chá Verde para a Saúde

Você sabia que o chá, que é toda bebida produzida a partir das folhas da planta Camellia sinensis é, a segunda bebida não alcoólica mais consumida no mundo, só perdendo para a água?

Entre os bebedores de chá, 20% escolhem o CHÁ VERDE ou GREEN TEA, que é bastante tradicional na cultura oriental e tem sido buscado aqui no Ocidente, principalmente, por causa das suas propriedades medicinais.

E não é pra menos! O chá verde tem sido muito estudados pelos cientistas por causa de alguns benefícios como a redução dos níveis de colesterol, prevenção de vários tipos de câncer, doenças do coração, hipertensão e diabetes. E isso acontece, segundo os especialistas, porque o chá verde tem alguns compostos que neutralizam a ação nociva dos radicais livres nas células, o que previne essas doenças e o envelhecimento precoce. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Nutrição de Roma, na Itália, diz que o chá verde tem até dez vezes mais antioxidantes que algumas verduras e frutas.

Outra função do chá verde é estimular a queima de gordura e acelerar o metabolismo, por causa da cafeína e outras substâncias encontradas nesse tipo de chá. A cafeína também é a responsável por melhorar a função cerebral de quem toma o chá verde. Vários estudos comprovam uma melhora da concentração, humor, maior clareza mental, memória e mais energia para praticar as atividades diárias. Por causa disso, o chá verde tem sido indicado como preventivo para demências, Parkinson e Alzheimer. A explicação para isso, segundo estudo norte-americano de 2015, é que algumas propriedades do chá verde diminuem o acúmulo de metais pesados e proteínas que diminuem a função neurológica.

Efeitos colaterais

Por outro lado, é muito importante lembrar que o chá verde pode apresentar efeitos adversos. Pesquisas indicam que o consumo diário de chá obtido de 65g de folhas, durante 5 anos, pode levar a disfunção hepática, problemas gastrointestinais como constipação e irritação gástrica, diminuição do apetite, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão e aumento dos batimentos cardíacos. Os autores ainda complementam que altas doses podem causar efeitos adversos significantes pelo conteúdo de cafeína, especificamente palpitações, dor de cabeça e vertigem. Por isso é muito importante ter cautela quanto ao seu uso, pois ainda não existe um consenso quanto a sua dosagem.
Embora raras, já foram relatados casos de: hiperacidez, redução do apetite, náuseas, vômitos, prisão de ventre ou diarreia e irritação do aparelho digestivo, nervosismo, insônia, taquicardia.

Devem evitar o consumo, gestantes, crianças, pacientes com úlceras gastroduodenais, sistema cardiovascular debilitado, doenças renais e hipertireoidismo.

Qual a dose diária de Chá Verde indicada?
Para ter todos os benefícios do chá verde, o ideal é tomar até 4 xícaras por dia. Essa quantidade não deve ser ultrapassada, para não causar insônia, aumentar a pressão e até provocar gastrite.

Quando tomar o Chá Verde?
Como a bebida tem cafeína e pode ser estimulante, não é indicado consumir o chá verde durante a noite, o que pode provocar insônia.
Uma boa forma de consumir a bebida é ao acordar, para estimular o cérebro e dar energia, e após o almoço, como os japoneses, para ajudar na digestão.

Chá Verde no Japão
O Chá Verde é a bebida preferida dos japoneses e também a mais consumida em toda Ásia. Para eles, além dos benefícios para a saúde, o chá verde traz significados históricos e espirituais, tanto que eles realizam um ritual do chá, conhecido como Chanoyu, com a bebida. No Japão, o chá verde é vendido em ervas, saquinhos, garrafas e até em refrigerantes, chocolates e doces.

Como preparar o Chá Verde?
Para o preparo, é preciso usar uma colher de chá rasa para cada xícara de chá. Coloque as folhas de chá verde numa xícara de água fervente e deixar repousar por 3 minutos. Depois deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.
Quem não gostar do sabor amargo, característico do chá verde pode colocar algumas folhas de hortelã, frutas ou recorrer aos blends ( misturas) que trazem o chá verde misturado a outras ervas e frutas.

Casa de Chás
A Casa de Chás e Lembranças LUGAR PLENO tem algumas opções de chás e blends com o chá verde:

China Sencha
Este chá é processado usando o método de vaporização. O processo de “modelagem” que precede a secagem dá ao chá sua forma característica de folha.
Ingrediente: Chá Verde
Região de crescimento: China
Província: Zhejiang
Dosagem:
1-colher de chá cheia para 1 xícara (150ml)
Tempo de Preparo:
2-3 minutos
Temperatura da água:
70º C

Matcha Kiss
A combinação de chá verde e amêndoas é reforçada com o saboroso pó Matcha. Bits de abacaxi frutado complementam o sabor cremoso e achocolatado desta mistura.
Ingredientes: Chá Verde, manteiga de cacau branca, pedaços de abacaxi, aroma, amêndoas fatiadas, chá verde Japão matcha, pétalas de centáurea. – PODE CONTER VESTÍGIOS DE OUTRAS NOZES –
Perfil de sabor: cremoso
Gosto: chocolate branco
Dosagem:
1-colher de chá cheia para 1 xícara (150ml)
Tempo de Preparo:
2-3 minutos
Temperatura da água:
70º C

Sun Ripened Grapes
Suculenta, doce e celestialmente saborosa – isso são uvas frescas! Quem não puder estar no local para a colheita da uva, pode saciar sua sede por uvas simplesmente com esta mistura de chá verde com sabor de uva.
Ingredientes: Chá verde, pedaços de maçã, uvas, sabor natural, pétalas de rosa, fatias de cranberry
Perfil de sabor: frutado
Gosto: uva
Dosagem:
1-colher de chá cheia para 1 xícara (150ml)
Tempo de Preparo:
2-3 minutos
Temperatura da água:
100º C

Yoghurt Amarena Cherry
Esta mistura de chá verde aromatizado com cereja suculenta e sabores suaves de amêndoa, com um sabor cremoso de iogurte, deixará o coração italiano bater mais rápido.
Ingredientes: Chá verde, uvas, pedaços de maçã, manteiga de cacau branca, cerejas, folhas de amora-preta, sabor, groselha, pipoca, pétalas de centáurea. – PODE CONTER VESTÍGIOS DE NOZES –
Dosagem:
1-colher de chá cheia para 1 xícara (150ml)
Tempo de Preparo:
2-3 minutos
Temperatura da água:
100º C

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X