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Como o yoga pode aliviar a ansiedade

O Yoga é um estilo de vida com mais de cinco mil anos, focado na harmonização do corpo e mente por meio de respiração, posturas e meditação. O objetivo da prática é a unidade espiritual do indivíduo, transformando os estados de dispersão em estados de concentração e silêncio.

Por esse motivo, o yoga tem surtido grande efeito em pessoas com déficit de atenção e ansiedade, já que a prática proporciona que a pessoa aprenda a focar sua atenção no momento presente, o que promove a desaceleração mental.

Por meio da prática do yoga, a pessoa é estimulada a modificar a respiração e a se concentrar somente no corpo e no presente, fazendo com que as preocupações sejam esquecidas. E é justamente nesse aprendizado que está o segredo para combater a ansiedade. No processo respiratório há uma questão física, que é a parte do movimento dos músculos, e uma questão bioquímica, que é a oxigenação do sangue dos tecidos. Com o yoga é possível equilibrar essas duas partes.

Os estudos comprovam que a prática regular pode amenizar sintomas da ansiedade como sofrimento descontrolado, a dificuldade para lidar com espera, irritabilidade, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo. Além de uma melhora considerável nos sintomas físicos, que incluem dores de cabeça, gastrite, enxaqueca e dores nas costas.

 

ALGUMAS TÉCNICAS DO YOGA PARA ACALMAR A MENTE ANSIOSA

1) Mantenha atenção em sua respiração: isso pode ajudar a liberar sua mente e organizar os pensamentos, o que afasta a ansiedade. Alternar a respiração entre as narinas é uma ótima forma de aliviar o estresse.

2) Pratique a meditação: meditar pode ajudar a manter a atenção no momento presente, o que impede que a pessoa ansiosa pense demais no futuro. Além disso, a meditação reduz os níveis de adrenalina no sangue, que é o hormônio do estresse.

3) Aplique a filosofia do yoga em seu dia a dia: um dos princípios do yoga é o contentamento, que ajuda a superar o desejo de querer sempre mais, o que faz com que o ansioso sempre esteja correndo contra o tempo e acumulando tarefas.

4) Pratique a sua fé: esse, sem dúvida, é o melhor caminho para manter alguém longe da ansiedade. Com a mente calma e confiante, os pensamentos ansiosos tendem a ir embora.

5) Seja caridoso: quando estamos muito focados em nós mesmos, a ansiedade e o estresse costumam aumentar. Por isso, um princípio do yoga é a utilidade que podemos ter para as outras pessoas.6) Reconheça a impermanência nas coisas: quando há a aceitação que tudo pode mudar a qualquer momento, a mente fica mais relaxada, porque a necessidade de controle vai embora, além da consciência que os momentos ruins passam.

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